SOLIDARIEDADE: CAMINHO PARA A PAZ

 A escolha do post de hoje foi movida por uma série de notícias nacionais e até mesmo porque questões pessoais que me levaram a refletir sobre a Solidariedade. Acredito que as ações solidárias nunca são demais.

SOLIDARIEDADE: CAMINHO PARA A PAZ 

A solidariedade é indispensável para gerar um mundo de justiça e paz.

Como ser solidário, no dia-a-dia, num mundo em que prevalece o salva-se quem puder, marcado pelo individualismo consumista? Não seria romantismo falarmos em solidariedade? Como ser solidário quando as relações humanas são permeadas pela desconfiança?

SOLIDARIEDADE

Muito se tem falado em solidariedade. Mas, na prática, o que é solidariedade?
A solidariedade, precisa ser entendida como uma atitude. A atitude de apoio, proteção e cuidado com alguém. As grandes epidemias, as guerras e as catástrofes são exemplos de situação que colocam as pessoas diante da necessidade de serem apoiadas, protegidas e cuidadas. Nestas ocasiões, é preciso ter a clareza de que precisamos modificar algumas posturas pessoais e tornarmo-nos disponíveis para enfrentar qualquer dificuldade.
Melhor ainda se nossas ações solidárias não aflorarem apenas em situações extremas, mas se tornarem uma constante, a partir das pequenas coisas do mundo do nosso cotidiano.

PARTICIPAÇÃO

A palavra-chave para sermos solidários é a participação. Ela é o caminho natural para a pessoa exprimir sua tendência inata de realizar, fazer coisas, afirmar-se a si mesmo. Além disso, sua prática envolve a satisfação de outras necessidades básicas: valorização, relacionamento...
Francis Fukuyama, cientista político, descreve em seu livro The Great Disruption que a desagregação social e o individualismo delirante que a acompanham, já começam a declinar, já que o ser humano é naturalmente um ser social e, portanto, encontrará soluções apropriadas por estar aparelhado geneticamente para formar comunidade com seus semelhantes. Em outras palavras, através da participação solidária, nos tornamos mais humanos e felizes e ajudamos outras pessoas a serem felizes também.
Quando participamos, aumenta em nós o sentimento de pertencer. Pertencer, segundo Thomas Malthus, tem duplo sentido. Quando dizemos que algo nos pertence, estamos afirmando que possuímos alguma coisa. Porém, ao dizermos que nós pertencemos, significa que fazemos parte. Ele afirma que quando estamos intimamente envolvidos com uma realidade que nós mesmos, seja um relacionamento de amor, uma comunidade, uma religião ou..., o “eu pertenço, significa: eu encontro aqui o meu lugar”.

SER SOLIDÁRIO

Ser solidário é viver a vida a partir do outro e não apenas a partir de si e para si mesmo.
A solidariedade, para ser eficaz, deve ir gradativamente se qualificando, o que se dá subindo os seguintes degraus da solidariedade:
1º) Solidariedade em sentido único: pode ser feita através de ajuda econômica. Alguém ajuda alguém.
2º) Solidariedade em dupla direção. Por exemplo: ajuda-se economicamente e recebe-se “em troca” lições para a vida pessoal. Pode se verificar em intercâmbios entre igrejas, escolas, entidades, pessoas etc.
3º) Apoiar Movimentos e organizações: a solidariedade, para com quem está na luta coletiva e organizada, é um gesto que potencializa quem está no campo de batalha para conquistar a justiça. Por exemplo: participar de protestos, passeatas em favor da vida, sindicatos, associações, etc.
4º) Solidariedade com os excluídos. Pode ser desde a ajuda a pessoas que passam por dificuldade até o engajamento político em alguma organização que vive uma sociedade mais justa.



Para concluir, a solidariedade é o componente que demonstra a nobreza de caráter de cada ser humano. É um bem necessário, recíproco, em uma relação harmônica entre mim, você e o outro. Nesta relação predomina o verbo dar, aliada a outras ações humanas como o amor, o respeito e a atenção. É uma relação que não necessita de vínculos nem compromissos, apenas necessita existir.
É acima de tudo ação que necessita apenas enxergar o outro, se importar verdadeiramente com o que esta acontecendo e respeita-lo como ser vivo.
Desejo que a cada dia possamos nos tornar mais solidários, pois com toda certeza nos tornaremos melhores seres humanos!
Pensem! O primeiro passo é estender a mão...

Ana Paula.

Um comentário:

  1. a solidariedade e a paz são frutos que deven ser respeitados ?e respeita a nossas familias e pessoas do mundo enteiro

    ResponderExcluir