Diferentes Religiões

A religião é feita de crenças e rituais, quanto de práticas. Em algumas sociedades não há uma palavra correta para religião, pois não se trata de um compartimento separado da vida e sim um modo de compreender e viver a própria vida. Mesmo assim, é possível distinguir vários aspectos diferentes em quase todas as religiões.
Hoje temos 8 principais religiões no mundo e todas são originarias da Ásia, elas são:

 Hinduísmo que é uma religião politeísta, ou seja, segue a vários deuses, é uma das mais antigas do mundo, bastante flexível dependendo das necessidades. Sua crença é denominada pelo nome Sanatana Dhanna, ou seja, lei eterna ou ensinamento perpétuo (O Dhanna rege os seres da reencarnação/ E o Carma, a reencarnação), seu Livro Sagrado é Vedas e a vaca é símbolo sagrado e também símbolo da pureza. Tem 870 milhões de seguidores e é terceira maior religião do mundo.


Judaísmo foi a 1ª religião monoteísta, teve sua origem com Abraão, sua igreja é a Sinagoga e local sagrado é Muro das Lamentações, Jerusalém, o Calendário Judaico começa pela criação do mundo, 3760 anos a.C. (Hoje, 2011 = ao ano de 5771), a língua oficial é o Hebraico e tem aproximadamente 16 milhões de seguidores.





Cristianismo é a religião mais difundida no mundo e teve sua base de difusão a partir da Europa, é uma religião monoteísta, o Cristianismo surgiu do Judaísmo seu livro sagrado é a bíblia cristã que foi dividida em antigo testamento: Judaísmo e novo testamento: Cristianismo. O cristianismo também foi dividido em católicos romanos, católicos ortodoxos e reforma protestante.

Budismo surgiu do Hinduísmo e é um sistema ético filosófico religioso, criado por Sidarta Gualtamara, tem Buda como um ser espiritual, que não é Deus. A mais conhecida linha budista no Ocidente é o Budismo Tibetano. Seu líder espiritual, é o Dalai Lama, que luta pela independência religiosa da região do Tibet na China, que tem 380 milhões de seguidores espalhados pelo mundo.

Islamismo alguns usa trajes ocidentais, já, os mais rígidos usam roupas que cobrem todo o corpo, para os seguidores do islamismo só existe um Deus e Maomé que é seu profeta e no séc. VII o Anjo Gabriel pediu a Maomé que dissesse ao povo que o único Deus era Alá. Os seguidores do islamismo são divididos em Sunita: 80%, Xiitas: 16%, Duxos: 2% e outros: 2%.





Taoísmo surgiu na China, no sec. II, sendo uma escola de filosofia centrada no conceito do “caminho” (tao). O taoísmo detém os elementos religiosos mais antigos da China: A sabedoria do Tao (a única fonte do universo) e Ying (feminino) e Yang (masculino) que complementam e se transformam no movimento e equilíbrio do Tao. O Taoísta prega o desapego ao mundo material, a harmonia do corpo com a natureza para atingir a imortalidade.



Xintoísmo é uma religião de origem japonesa que tenta explicar a origem do universo. É a religião da família real japonesa, foi religião oficial do Japão do meio do sec. XIX ao sec. XX e com uma nova constituição japonesa, pós- 2ª guerra mundial, a liberdade religiosa foi proclamada no Japão.









Animismo cultua o culto dos espíritos (ancestrais), a prática da magia, do curandeirismo, o sacrifício de animais oferecidos a divindades e tem a crença de que tudo que existe (seres vivos, objetos inanimados, fenômenos naturais) tenham alma.
















Sara Cautterucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário