Consciência Coletiva- Durkheim

       A consciência coletiva é considerada pelo consagrado pai da sociologia moderna, Émile Durkheim, um conjunto de idéias morais e de cultura que fazem com que o individuo inserido na sociedade viva e aja forma padronizada de acordo com as normas exercida pela força coletiva.
      A vida coletiva é feita de representações, e elas podem ser individuais ou podem ser sociais. As representações sociais independem do indivíduo e fazem parte da consciência coletiva. Essa consciência ultrapassa a consciência individual, pela sua superioridade e pela pressão que exerce sobre ela.
      A consciência coletiva não é um fenômeno sobrenatural, mas decorre do conjunto de pensamentos de vários indivíduos que contribuem, cada um, com uma pequena parcela para o todo.
      Segundo Durkheim "...em cada uma de nossas consciências há duas consciências: uma, que é conhecida por todo o nosso grupo e que, por isso, não se confunde com a nossa, mas sim com a sociedade que vive e atua em nós; a outra, que reflete somente o que temos de pessoal e de distinto, e que faz de nós um indivíduo ".
Por causa disso que na sociedade o todo não é idêntico à soma de suas partes, mas sim diferente dessas. O grupo pensa, sente e age de modo muito diferente do que fariam seus membros isolados? Esses valores impostos são ruins ou bons? Vivemos mesmo em um mundo onde a consciência coletiva que comanda os nossos pensamentos?


Sugestões de postagens sobre o assunto Sociologia? Comentem!!


Por: Júlia Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário